Carregando ...
Viver em comunidade nem sempre é fácil. Por isso, existem algumas normas que devem ser seguidas, visando o respeito e uma boa relação com o próximo. Você sabe quais são seus direitos e deveres como vizinho?
É provável que muitas pessoas já tenham passado por alguma situação incômoda com um vizinho, ou que já tenham sido alvo de queixas. Música alta, ruídos de animais de estimação, ocupação de garagem, falta de limpeza e perturbação do sossego são algumas das principais causas de conflitos. Às vezes, até se tenta resolver a situação com diálogo, mas quando a outra parte não está disposta a ceder, o caso pode ainda piorar.
Como nem sempre se pode contar com o bom senso do próximo, o Código Civil estabelece, a partir do artigo 1.277, normas para que a convivência entre vizinhos seja o mais harmoniosa possível. Quem mora em edifícios, também pode fazer valer a convenção de condomínio, com alguns itens que são regulados de forma personalizada para cada prédio.
É preciso ter em mente que vizinho não é só quem mora ao lado, em frente ou atrás. São todos os habitantes que possam sofrer influência de algo originado em determinado imóvel. Basicamente, perturbar o vizinho é prejudicar sua saúde, segurança e o seu sossego. Conheça alguns deveres e direitos:
LEI DO SILÊNCIO
Os especialistas esclarecem que a Lei do Silêncio é estadual, portanto, as regras não são as mesmas para todos. Há cidades em que o limite é calculado apenas em decibéis, já em outros casos, entra também a questão do horário. O ideal é verificar a lei reguladora da cidade para fazer valer seus direitos.
E se o vizinho não respeita as normas?
Nem sempre o diálogo é a saída mais adequada, pois nem todos conhecem as leis de vizinhança, ou ainda, não têm o bom senso para viver em comunidade. Muitos casos de desrespeito ao sossego podem ser denunciados ao 190, como o excesso de ruído, que é passível de multa. Quem mora em prédio pode exigir do síndico que a convenção do condomínio seja imposta.
Em casos mais delicados, o ideal é contar com a assessoria de um advogado. Há situações que demandam a abertura de uma ação civil, com direito ao ressarcimento por danos materiais e danos morais. Se você precisa da orientação de um profissional para enfrentar uma situação incômoda com seu vizinho, clique aqui e encontre advogados especializados em sua cidade.
Fonte: https://bit.ly/3szbRYB
Foto: Pixabay
Empresa do interior de SP possui experiência de 30 anos no ramo
Leia MaisO interior de São Paulo será responsável por 53,1% do consumo.
Leia MaisConstrução de rampas também faz parte dos nossos serviços
Leia MaisIsso também será útil para energia renovável
Leia MaisHoje em dia, as opções de imóveis no mercado são muito variadas
Leia MaisAs queimadas podem ser evitadas com pequenas atitudes
Leia MaisReciclar ajuda proteger nosso planeta
Leia MaisSão 23 conteúdos gratuitos que podem ser acessados por qualquer pessoa e oito cursos pagos
Leia MaisCopyright © 2025 Serviços e Soluções. Todos os direitos reservados.